segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Sete Belo quebra o coco
Garrafinha estrela campanha da Yakult
Estréia amanhã, 1º de setembro, nas emissoras de tevê, a nova campanha publicitária da Yakult. Com o título “Coisas Yakultadas”, a campanha da multinacional japonesa é protagonizada pela tradicional garrafinha de seu leite fermentado, utilizada em mais de trinta países.
O primeiro comercial da campanha mostra pessoas realizando atividades cotidianas acompanhadas de algum objeto com formato alusivo à embalagem do Yakult: uma piscina em que nada uma família, um tapete da sala de estar onde idosos jogam videogame, uma mesa de reunião e um jogo de amarelinha.
É mais uma daquelas ações que evidenciam como a embalagem acaba se tornando a personificação de muitas marcas, o elemento palpável que “dá cara” ao ativo mais importante, porém etéreo, das empresas.
A campanha da Yakult é orçada em 4 milhões de reais e será veiculada até outubro no Estado de São Paulo, em Curitiba e
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
30 rótulos criativos de vinhos
OThe Coolist, blog sobre design e artigos de luxo, publicou dias atrás uma lista de 30 rótulos criativos de vinhos. Há desde casos que já se tornaram famosos, como o do rótulo que imita um cartão de embarque de companhia aérea (da vinícola australiana R Wines), até outros "experimentais", como o da alemã Mini Garage Winery, que acondiciona vinhos em latas de querosene. São idéias inspiradoras para "sair do quadrado" na apresentação de vinhos, profundamente marcada por tradicionalismos.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Anvisa e as farmácias
PET entre as melhores cervejas
Recentemente escrevi uma reportagem sobre cervejas
Pois bem. Alguns dias depois de concluir essa reportagem, ganhei um guia de cervejas muito bom, o Great Beer Guide, escrito pelo saudoso Michael Jackson – não o cantor, e sim o crítico inglês, autor de uma coleção de obras sobre bebidas alcoólicas. Ao folhear o livro, surpresa: entre as 500 preciosidades listadas por Jackson, duas são acondicionadas
Alguém já as experimentou?
O pote "verde" da Bunge na mídia
Em agosto, fiz uma reportagem para EmbalagemMarca sobre o pote de bioplástico adotado pela Bunge na linha de margarinas Cyclus Nutrycell. Como reza o velho ditado de que é preciso cantar o ovo botado, a empresa começa agora a investir em propaganda da novidade. Na Veja São Paulo que circula nesta semana, um informe publicitário – vinculado ao projeto Planeta Sustentável, da Editora Abril – destaca a nova embalagem de creme vegetal.
Vale lembrar que a matéria-prima do pote da Bunge, o ácido polilático (PLA) Ingeo, fabricado pela americana NatureWorks LLC a partir do amido de milho, começou a ser ofertado recentemente no Brasil pela Cargill (reportagem da colega Andréa Espírito Santo, veiculada na EmbalagemMarca de agosto, dá detalhes desse negócio). Embalagens de PLA estão no pipeline de inovação de outros fabricantes de bens de consumo. Certamente haverá novidades em breve no Brasil.
Estréia do blog
Sem foguetório, vernissage nem campanha publicitária, lanço hoje o meu blog. O objetivo é fazer deste espaço um veículo
Prometo alimentar o blog sempre que possível, quando a correria do jornalismo impresso não me impedir.
Comentários, críticas e sugestões são muitíssimo bem-vindos.
Um aviso: por enquanto, os textos não seguirão o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
É isso.