segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sete Belo quebra o coco

Retirado da abertura do site da GP7, mencionada no post anterior:

"Sob a clássica embalagem com o 7 de ouros existe mais que um inocente doce. A 7 Belo é bala em mais de um sentido: como os projéteis atirados por armas, é capaz de perfurar cocos."

Esse "plus" da 7 Belo é mostrada por um rapaz no seguinte vídeo...



Garrafinha estrela campanha da Yakult

Estréia amanhã, 1º de setembro, nas emissoras de tevê, a nova campanha publicitária da Yakult. Com o título “Coisas Yakultadas”, a campanha da multinacional japonesa é protagonizada pela tradicional garrafinha de seu leite fermentado, utilizada em mais de trinta países.

O primeiro comercial da campanha mostra pessoas realizando atividades cotidianas acompanhadas de algum objeto com formato alusivo à embalagem do Yakult: uma piscina em que nada uma família, um tapete da sala de estar onde idosos jogam videogame, uma mesa de reunião e um jogo de amarelinha.

É mais uma daquelas ações que evidenciam como a embalagem acaba se tornando a personificação de muitas marcas, o elemento palpável que “dá cara” ao ativo mais importante, porém etéreo, das empresas.

A campanha da Yakult é orçada em 4 milhões de reais e será veiculada até outubro no Estado de São Paulo, em Curitiba e em Belo Horizonte. A campanha é da GP7.


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

30 rótulos criativos de vinhos


OThe Coolist, blog sobre design e artigos de luxo, publicou dias atrás uma lista de 30 rótulos criativos de vinhos. Há desde casos que já se tornaram famosos, como o do rótulo que imita um cartão de embarque de companhia aérea (da vinícola australiana R Wines), até outros "experimentais", como o da alemã Mini Garage Winery, que acondiciona vinhos em latas de querosene. São idéias inspiradoras para "sair do quadrado" na apresentação de vinhos, profundamente marcada por tradicionalismos.

Detalhe: dois trabalhos brasileiros constam
nessa lista. Um é o das embalagens dos vinhos gaúchos Dolce Vita (foto), criadas pelo designer Rômulo Castilho, que trabalha na FutureBrand. O outro é uma coleção de garrafas decorativas criadas pela Let it Grow, agência do designer Danilo Tranquilli, mais conhecido pelo trabalho no departamento de criação da a10 design. O trabalho de Tranquilli foi laureado com um troféu de prata no prêmio IDEA/Brasil 2009.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Anvisa e as farmácias

Na segunda-feira passada saiu no Estadão um interessante artigo, escrito pelo Carlos Alberto Sardenberg, sobre a resolução da Anvisa que impõe regras para o modelo de negócios das farmácias.

O portal do Estadão só permite acesso ao artigo aos assinantes. Mas você pode lê-lo aqui, no clipping da Febrafarma. Vale a pena.

PET entre as melhores cervejas


Recentemente escrevi uma reportagem sobre cervejas em PET para EmbalagemMarca. Em conversas aqui e ali, durante a apuração de informações para o texto, algumas pessoas alegaram que a garrafa plástica, por sua identificação com bebidas populares, tenderia a rebaixar a percepção de qualidade de cervejas premium. Seria um desatino acondicionar loiras de fina estirpe nessa embalagem.

Pois bem. Alguns dias depois de concluir essa reportagem, ganhei um guia de cervejas muito bom, o Great Beer Guide, escrito pelo saudoso Michael Jackson – não o cantor, e sim o crítico inglês, autor de uma coleção de obras sobre bebidas alcoólicas. Ao folhear o livro, surpresa: entre as 500 preciosidades listadas por Jackson, duas são acondicionadas em garrafas de PET. Ambas são produzidas pela cervejaria sul-africana Mitchell’s.

Alguém já as experimentou?


O pote "verde" da Bunge na mídia


Em agosto, fiz uma reportagem para EmbalagemMarca sobre o pote de bioplástico adotado pela Bunge na linha de margarinas Cyclus Nutrycell. Como reza o velho ditado de que é preciso cantar o ovo botado, a empresa começa agora a investir em propaganda da novidade. Na Veja São Paulo que circula nesta semana, um informe publicitário – vinculado ao projeto Planeta Sustentável, da Editora Abril – destaca a nova embalagem de creme vegetal.

Vale lembrar que a matéria-prima do pote da Bunge, o ácido polilático (PLA) Ingeo, fabricado pela americana NatureWorks LLC a partir do amido de milho, começou a ser ofertado recentemente no Brasil pela Cargill (reportagem da colega Andréa Espírito Santo, veiculada na EmbalagemMarca de agosto, dá detalhes desse negócio). Embalagens de PLA estão no pipeline de inovação de outros fabricantes de bens de consumo. Certamente haverá novidades em breve no Brasil.


Estréia do blog

Sem foguetório, vernissage nem campanha publicitária, lanço hoje o meu blog. O objetivo é fazer deste espaço um veículo de comunicação mais ágil e menos formal para o trabalho que realizo há dez anos na revista EmbalagemMarca: reportagens sobre packaging.

Prometo alimentar o blog sempre que possível, quando a correria do jornalismo impresso não me impedir.

Comentários, críticas e sugestões são muitíssimo bem-vindos.

Um aviso: por enquanto, os textos não seguirão o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

É isso.