terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Embalagem e música - 2

Esta fez sucesso alguns anos atrás: a caixinha de leite que protagoniza o clipe da música "Coffee and TV", da banda inglesa Blur. (Não deu para incorporar o vídeo aqui...). Clique aqui.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Micro-ondas descomplicado

Nem sempre o alimento preparado no forno de micro-ondas fica quentinho, crocante ou bonito como na foto que estampa sua embalagem. Diversas tecnologias de embalagem têm surgido para tentar resolver esse problema, capaz de desestimular recompras e arranhar a reputação de marcas. Mas nem mesmo as soluções mais engenhosas para acondicionar produtos “micro-ondáveis” conseguem superar duas questões: a diferença dos padrões de aquecimento de cada aparelho, que obriga os fabricantes a estipular recomendações genéricas de preparo dos alimentos, e a programação às vezes nada amigável dos fornos.

Por isso, uma empresa americana fundada em 2005, a Microwave Science JV LLC, criou um software para fornos de microondas que, programado pelo consumidor com códigos numéricos curtos, impressos nas embalagens, promete garantir o processamento ideal aos mais variados alimentos.

A tecnologia, chamada TrueCookPlus, começa a ganhar espaço nos Estados Unidos. Depois da Kenmore, desconhecida no Brasil, a LG Electronics lançou um modelo de microondas compatível com a proposta. Os painéis de comando desses aparelhos apresentam um botão especial, com o logotipo da tecnologia TrueCookPlus, que comanda todas as programações de aquecimento. O consumidor aperta esse botão, digita o código impresso na embalagem e pronto. Não é preciso definir potência nem tempo de aquecimento para o produto colocado no forno.

A tecnologia leva em conta especificidades de cada produto, como ingredientes e embalagem, e até variáveis como a altura em que a casa do consumidor se encontra em relação ao nível do mar. Como todos os aquecimentos de produtos são testados, a Microwave Science promete ao consumidor alimentos fiéis ao padrão ideal imaginado pelos fabricantes.

Dezenas de indústrias alimentícias americanas já disponibilizam códigos nas embalagens de seus produtos para microondas – entre elas Kraft, Campbell e General Mills. Uma das mais recentes partidárias do TrueCookPlus é a Diamond Foods, com a linha de pipocas para microondas Pop Secret. “Com a tecnologia, as pipocas irão cozinhar de maneira uniforme, eliminando preocupações com queimas e piruás”, afirma a Microwave Science.

Curiosidade: um dos sócios-fundadores da Microwave Science é Mark Burnett, produtor de TV responsável por atrações como The Apprentice (“O Aprendiz”, no Brasil) e Survivor (“No Limite”).

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Embalagem e música

Quem, na casa dos trinta como eu, lembra dessa aqui?



"Melhor grupo do Brasil"? Chacrinha passou mal...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Breakfast e desayuno


Calcula-se que quase 50 milhões de moradores dos Estados Unidos falem espanhol. Por isso, não surpreende o fato de cada vez mais as lojas e os prestadores de serviços virem adotando a comunicação bilíngue com os consumidores. Nas embalagens, esse tipo de iniciativa ainda não se popularizou, mas grandes empresas vêm se movimentando. Um exemplo é a Kellogg. A gigante em cereais matinais decidiu estampar informações em inglês e em espanhol na caixa de seu mais novo lançamento para o mercado americano, uma versão do Corn Flakes com adição de mel (Corn Flakes Touch of Honey/Toque de Miel).

A tabela nutricional do alimento, gravada na arte traseira da caixa, é também apresentada em duas línguas. O design gráfico da nova embalagem é da Schawk. “Os consumidores que falam espanhol irão reconhecer que a Kellogg respeita e valoriza suas raízes”, diz Susanne Norwitz, diretora de relações-públicas da empresa. “A comunidade latina será capaz de ler e entender melhor o valor nutricional dos produtos.”