quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Campanha pró-plásticos, criada por Olivetto, estréia sexta-feira


A estréia irá ocorrer na próxima sexta-feira, no horário nobre da tevê, quando milhões de pessoas estarão de olho na telinha. Durante intervalo do último capítulo da novela Caminho das Índias, na TV Globo, será veiculado pela primeira vez um comercial que busca promover os plásticos. A peça publicitária, criada pela W/Brasil, mostra situações do cotidiano em que pessoas reutilizam sacolas plásticas de diversas maneiras, destacando os benefícios dos plásticos à população e a importância do seu uso responsável para a preservação ambiental.

O filme foi apresentado hoje, em coletiva de imprensa realizada na sede da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), em São Paulo. É a primeira ação de uma campanha que buscará rebater a crescente onda de censura aos plásticos. “A peça procura ser didática, mas sem chatice”, disse o publicitário Washington Olivetto, presente ao evento. “Toda a população é target, na medida em que se trata de um esforço educacional em prol da sustentabilidade.”

A iniciativa da campanha é da Plastivida – Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief) e com o Instituto Nacional do Plástico (INP), e conta com o apoio da cadeia produtiva, desde a Petrobras até os fabricantes de matérias-primas (resinas plásticas) e os transformadores.

A campanha conta com um aporte inicial de 7 milhões de reais – que inclui, além do comercial na tevê, anúncios em jornais e revistas e a continuidade, até o fim deste ano, do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, lançado em 2008. O Programa busca difundir a utilização de sacolas fabricadas de acordo com a norma ABNT 14.937, que exige sacolas mais resistentes, de modo a coibir o uso de embalagens pela metade ou utilizá-las em duplicidade ou triplicidade.

Segundo a Plastivida, o Programa de Qualidade conseguiu reduzir o uso de sacolas no Brasil de 17,9 bilhões de unidades, em 2007, para 16,4 bilhões em 2008. “E isso com um crescimento de vendas nos supermercados de 16,5% no ano passado”, realçou Francisco de Assis Esmeraldo, presidente do instituto. O Programa tem apoio da Abras.

Outras ações da campanha serão um site sobre o consumo responsável de sacolas plásticas (www.sacolinhasplasticas.com.br), a ser inaugurado também no próximo dia 11, e a criação de um modelo de sacola retornável (“ecobag”), fabricado pela Megaplast (www.megaplasticos.com).

Na foto acima, Olivetto e Assis durante o evento de hoje.

Um comentário:

Michael Ktisti disse...

Apoiamos totalmente essa campanha, desde que tenha a finalidade de reverter o exagero ambientalista que se criou em relação ao plástico. Sempre criticamos o ataque simplório ao plástico enquanto embalagem, por entendermos que o problema é o pós-consumo.