quinta-feira, 3 de setembro de 2009

No rastro da inocência

Em diversos mercados há empresas que resolvem arriscar, lançando conceitos e fugindo dos padrões. Tornam-se vanguardistas, e aí começam a ser plagiadas – ou, no eufemismo corrente, passam a ser vítimas de benchmarking. No universo dos eletroeletrônicos, um exemplo conhecido é o da Apple. Na área de iogurtes, um exemplo é a britânica Innocent Drinks.

A Innocent alcançou grande sucesso ao apostar em iogurtes para beber (smoothies) de qualidade e numa identidade visual criativa, expressada principalmente pelas embalagens. São garrafinhas de PET com rótulos graficamente simples e “inocentes”, com comunicação despojada, marcada por desenhos em estilo infantil. O conceito deu tão certo na Europa, catapultando as vendas da Innocent, que inspirou diversas réplicas. Da Austrália, vieram os iogurtes Nudie. E, do Brasil, vieram os iogurtes Do Bem.

As semelhanças da Do Bem com a Innocent são tão grandes que até foram objeto de um post no blog da Innocent. Segundo a empresa britânica, a réplica não se restringiria às embalagens primárias; o design de suas caixas de transporte também teria sido copiado.

O que você acha? É mera coincidência?

Você conhece outros casos de embalagens “clonadas”?

Nenhum comentário: