Em diversos mercados há empresas que resolvem arriscar, lançando conceitos e fugindo dos padrões. Tornam-se vanguardistas, e aí começam a ser plagiadas – ou, no eufemismo corrente, passam a ser vítimas de benchmarking. No universo dos eletroeletrônicos, um exemplo conhecido é o da Apple. Na área de iogurtes, um exemplo é a britânica Innocent Drinks.
A Innocent alcançou grande sucesso ao apostar em iogurtes para beber (smoothies) de qualidade e numa identidade visual criativa, expressada principalmente pelas embalagens. São garrafinhas de PET com rótulos graficamente simples e “inocentes”, com comunicação despojada, marcada por desenhos
As semelhanças da Do Bem com a Innocent são tão grandes que até foram objeto de um post no blog da Innocent. Segundo a empresa britânica, a réplica não se restringiria às embalagens primárias; o design de suas caixas de transporte também teria sido copiado.
O que você acha? É mera coincidência?
Você conhece outros casos de embalagens “clonadas”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário