terça-feira, 1 de setembro de 2009

Motocubo, o novo celular com PET reciclado



Escrevi uma nota para EmbalagemMarca nº 121, que circula em setembro, sobre o lançamento do Reclaim, novo celular da Samsung com carcaça produzida em ácido polilático (PLA), o bioplástico derivado do milho, e embalagem feita de polpa moldada reciclada. Anteontem, a Motorola anunciou o lançamento no Brasil do Motocubo A45 Eco (foto), telefone móvel com 25% da carcaça fabricada com plástico de garrafas recicladas.

Trata-se do segundo modelo de celular da Motorola com esse atributo. O primeiro havia sido o W233 Eco, cuja carcaça também traz em sua composição PET reaproveitado de garrafas. A diferença do Motocubo em relação ao W233, além do mecanismo slider (o W233 era em barra) e do formato incomum – parecido com um cubo, como o próprio nome “entrega” – é o nível tecnológico. Ao contrário do antecessor, pobre em recursos, o novo aparelho tem teclado QWERTY, câmera de 2 megapixels que grava vídeos, rádio FM com RDS e acessa Orkut e Facebook, entre outros atributos.

Segundo a Motorola, o Motocubo foi submetido a uma análise minuciosa de ciclo de vida e conta com certificado de neutralização de carbono, emitido pela Carbonfund.org. A Motorola afirma que compensará todo o carbono emitido na fabricação, distribuição e uso do celular com investimentos em projetos de preservação, reflorestamento e energia renovável.

O novo aparelho chega às lojas em setembro com preço sugerido de 549 reais.

Nenhum comentário: